cover
Tocando Agora:

Estudantes de São Pedro da Aldeia são premiados na maior olimpíada de matemática do mundo

Bernardo Vinício Manfredini e Victor Hugo Bastos Pessanha conquistaram medalhas nacionais na 19ª edição da OBMEP, que reuniu mais de 18 milhões de participantes em todo o Brasil

Estudantes de São Pedro da Aldeia são premiados na maior olimpíada de matemática do mundo
Estudantes de São Pedro da Aldeia são premiados na maior olimpíada de matemática do mundo (Foto: Reprodução)

 Os estudantes Bernardo Vinício Manfredini e Victor Hugo Bastos Pessanha, de São Pedro da Aldeia, foram destaque na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Bernardo conquistou a medalha de prata nacional e Victor Hugo, o bronze. No ranking estadual, ambos também alcançaram posições de destaque, com ouro e prata, respectivamente. A cerimônia de premiação aconteceu na última quinta-feira (4), no Colégio Notre Dame, no Rio de Janeiro.


 Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a OBMEP é considerada a maior olimpíada de matemática do mundo em número de participantes. Em 2024, a competição registrou recorde histórico, reunindo 18,5 milhões de estudantes de escolas públicas e privadas, espalhados por milhares de municípios.


 A olimpíada é dividida em duas fases: a primeira ocorre nas próprias escolas e apenas 5% dos alunos seguem para a segunda etapa, em polos regionais. Ao final, 8.450 estudantes recebem medalhas nacionais. Além da premiação, os medalhistas têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica (PIC), que promove encontros de aprofundamento em matemática. Para os premiados de escolas públicas, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferece bolsas de R$ 300 mensais como incentivo à continuidade dos estudos.


 Os jovens de São Pedro da Aldeia também já acumularam conquistas em outras olimpíadas do conhecimento, como a Canguru de Matemática, a Olimpíada Jacob Palis e a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Alunos do 7º e 9º ano do Ensino Fundamental, Bernardo e Victor Hugo seguem em preparação para novos desafios em 2025, incluindo a Olimpíada Brasileira de Matemática, a Olimpíada Nacional de Ciências e a Olimpíada Brasileira de Física.


Comentários (0)