cover
Tocando Agora:

São Pedro da Aldeia recebe Festival Raízes com foco na cultura quilombola e antirracista

Evento abre nesta sexta-feira (12) no Quilombo da Caveira e segue no sábado (13) em Cabo Frio, com programação gratuita e acessível

São Pedro da Aldeia recebe Festival Raízes com foco na cultura quilombola e antirracista
São Pedro da Aldeia recebe Festival Raízes com foco na cultura quilombola e antirracista (Foto: Reprodução)

 São Pedro da Aldeia será palco da abertura do Festival Raízes: Cultura Quilombola e Antirracista nesta sexta-feira (12), na Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no Quilombo da Caveira, em Botafogo. O evento é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Governo Federal, Ministério da Cultura e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio, em parceria com a Prefeitura aldeense.

 Idealizado pela artista, escritora e educadora Aline Arco-íris e pela produtora e artista Renata Alves Porto, o festival é organizado pelo Coletivo Vadeia Aldeia, em colaboração com a Coordenação de Educação Quilombola e Antirracista da Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia e o Espaço Cultural Quintal Dois Negros, em Cabo Frio.

 A programação teve início às 8h30 com a cerimônia de abertura, seguida pelo IV Seminário de Educação Escolar Quilombola e Antirracista. O seminário contará com mesas de debate, apresentações culturais e feira de expositores, sob a curadoria das educadoras Sílvia Rohem e Juliana Pacheco. Entre os temas em pauta estão “Educação Escolar Quilombola e Comunidade: Saberes, Resistência e Pertencimento” e “Educar para Desconstruir: Caminhos da Educação Antirracista”.

 Durante o dia, haverá ainda apresentações artísticas de alunos da escola, atividades educativas e, no encerramento, a apresentação cultural da Coletiva Ventarolas.

 No sábado (13), a programação continua em Cabo Frio, no Quintal Dois Negros, com oficinas de jongo, carimbó, memória e corporeidade, além de apresentações culturais, feira de expositores, espaço infantil e o tradicional Samba Quilombo, que terá a participação de Lazir Sinval e Deli Monteiro.

 O festival é gratuito e acessível, com intérpretes de Libras, audiodescrição na comunicação online, banheiros adaptados e transporte gratuito entre o Centro de São Pedro da Aldeia e os quilombos, mediante inscrição. As oficinas também reservam vagas para pessoas com deficiência.

Comentários (0)