cover
Tocando Agora:

Homem é flagrado segurando gaivota na Praia do Forte, em Cabo Frio

Cena registrada por banhista levanta debate sobre maus-tratos e reforça alerta sobre preservação da fauna marinha. Esse é o segunda caso do tipo em uma semana

Homem é flagrado segurando gaivota na Praia do Forte, em Cabo Frio
Homem é flagrado segurando gaivota na Praia do Forte, em Cabo Frio (Foto: Reprodução)

 Um homem foi flagrado segurando uma gaivota na Praia do Forte, em Cabo Frio, no último fim de semana. A cena foi registrada por uma banhista que, ao ouvir o grito da ave, percebeu o que estava acontecendo. Pouco depois, o animal foi solto e conseguiu voar para longe.


 O episódio reacendeu discussões sobre o manuseio de animais silvestres, prática considerada crime ambiental pela Lei nº 9.605/1998. A legislação prevê multa e até detenção para quem captura, mantém em cativeiro ou interage de forma imprópria com espécies da fauna brasileira.


 Além do risco físico para as aves, especialistas alertam que alimentá-las com itens inapropriados ou acostumá-las ao contato com humanos pode comprometer sua saúde e provocar desequilíbrios no ecossistema. Esse comportamento pode, inclusive, tornar as gaivotas mais agressivas em áreas frequentadas por banhistas.


 Na semana anterior, um caso semelhante também ocorreu em Cabo Frio, quando o influenciador conhecido como Yuri Magnífico publicou um vídeo segurando uma gaivota durante um passeio de barco na Ilha do Japonês. O conteúdo gerou indignação nas redes sociais e levou a Prefeitura de Cabo Frio a abrir investigação. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Jailton Nogueira, um relatório será encaminhado ao Ministério Público e à Polícia Civil para apuração das responsabilidades.


 Em nota, a prefeitura destacou que é proibido tocar, alimentar ou fazer contato com animais silvestres. A administração municipal orienta que casos de maus-tratos sejam denunciados à Polícia Civil ou pelo telefone 153, da Guarda Civil Municipal.


*Imagens: InterTV.


Comentários (0)