Artistas ganham apoio inédito com Programa Portfólio Cultural em São Pedro da Aldeia
Projeto foi lançado na 12ª Feira Cultural Itinerante e terá oficinas e atendimentos itinerantes ao longo de um ano
O município de São Pedro da Aldeia lançou o Programa Portfólio Cultural durante a 12ª Feira Cultural Itinerante, realizada no bairro Campo Redondo. A iniciativa, criada pela Secretaria Municipal de Cultura, tem como objetivo auxiliar artistas e agentes culturais na elaboração e organização de portfólios, ferramenta utilizada em processos de seleção e editais.
O lançamento contou com a participação do prefeito Fábio do Pastel, dos secretários Thiago Marques (Cultura) e Roberta Carvalho (Administração), do deputado estadual Dr. Pedro Ricardo e dos vereadores Pedro Abreu, Paulo Santana e Fernando dos Santos.
O programa teve início com a participação de moradores, em um espaço destinado a orientações e inscrições. A equipe da Secretaria de Cultura, formada por Marlene Gouveia, Augusto César, Isabelle Inácio e Anna Fernanda Corrêa, ficou responsável por atender os interessados, apresentar a proposta, identificar perfis e registrar as primeiras inscrições. Com duração prevista de um ano, a iniciativa inclui oficinas, formações e atendimentos itinerantes que irão acompanhar as edições da Feira Cultural Itinerante.

Foto: Thiago Ruivaco/SEMUC PMSPA
O prefeito Fábio do Pastel comentou sobre o momento. “Falo sobre a importância de oferecer qualidade de vida para todos em nosso município desde que iniciamos a gestão. O Thiago e sua equipe trabalham muito para que isso, efetivamente, aconteça em nosso cenário cultural. Estou feliz com todas as ações e eventos realizados pela Secretaria de Cultura e o Programa Portfólio Cultural é mais uma iniciativa que nos enche de orgulho”, afirmou.
O secretário de Cultura, Thiago Marques, destacou a importância da ação. “É uma realidade de muitas pessoas não conseguir criar um portfólio. Não podemos permitir mais que somente uma pequena parte dos artistas e agentes culturais tenham acesso aos recursos, às políticas públicas culturais, aos conselhos e seleções que dependem desse documento. É muito importante que a gente faça uma inclusão verdadeira. Estou feliz e agradeço o apoio do prefeito, que sempre nos apoia e incentiva. Até então, fizemos oficinas e instruímos; agora, vamos construir junto com o artista”, declarou.
Presente ao evento, o deputado estadual Dr. Pedro Ricardo reforçou a relevância da iniciativa. “Esse programa é algo pioneiro que prova que a gestão de São Pedro da Aldeia se preocupa com os artistas e agentes culturais do município. Com certeza irei copiar o modelo, pois há muitas cidades no Estado que precisam dessa iniciativa”, comentou.

Foto: Carolina Barreto/SEMUC PMSPA
Um exemplo da adesão ao programa foi a participação da cantora Kimberlly Gomes, que se apresentou recentemente no projeto Concerto Gabriel Joaquim e aproveitou a oportunidade para iniciar a criação do portfólio da dupla Vini & Kim. “Achei o programa muito necessário. Muitas pessoas, pela rotina corrida, têm dificuldade para parar e montar um portfólio do zero. Essa ação ajudou bastante a otimizar o processo e a esclarecer o que precisa ser feito. Além disso, a equipe foi super solícita e atenciosa em todas as nossas dúvidas”, avaliou.
A próxima edição do Programa Portfólio Cultural está prevista para o dia 10 de outubro, na Praça Hermógenes Freire da Costa (Praça das Águas), no Centro, durante a edição especial da Feira Cultural Itinerante, em comemoração ao Dia das Crianças.
Comentários (0)