cover
Tocando Agora:

Passeio cultural conecta idosos com a história local da Fazenda Campos Novos

Atividade gratuita faz parte da programação de eventos do Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida

Passeio cultural conecta idosos com a história local da Fazenda Campos Novos
Passeio cultural conecta idosos com a história local da Fazenda Campos Novos (Foto: Reprodução)

 A Secretaria de Assistência Social, por meio da Secretaria-Adjunta da Melhor Idade, promoveu na manhã desta sexta-feira (19) um passeio com idosos à Fazenda Campos Novos, em Tamoios. O evento, que foi gratuito, fez parte da programação do Setembro Amarelo, mês de conscientização pela valorização da vida.


 O ponto de encontro foi o Centro de Convivência das Palmeiras, de onde dois ônibus partiram com mais de 100 idosos para a viagem até São Jacinto. O objetivo da iniciativa foi proporcionar um momento de lazer e um encontro com a cultura e a ancestralidade de Cabo Frio.


 A Fazenda Campos Novos, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2011, foi fundada em 1690 pela Companhia de Jesus. A construção, que abriga uma casa-grande, a Igreja de Santo Inácio e um cemitério, é considerada um dos conjuntos arquitetônicos jesuíticos mais importantes do Brasil, e o principal núcleo agrícola da região no período.


 O secretário-adjunto de Cultura, Maxwell Vaz, destacou a importância histórica do local. “Uma característica importante é a edificação da igreja, integrada com a casa-grande, o que permitia acesso exclusivo às missas dos jesuítas”, explicou.


 Os participantes tiveram a oportunidade de explorar a área externa da fazenda e desfrutar do cenário natural. Gilberto Moreira, de 76 anos, que frequenta o Centro de Convivência há um ano, expressou sua satisfação: “O roteiro foi muito bem escolhido. Vivenciamos de perto o ambiente rural e cultural de Cabo Frio”.


 A secretária de Assistência Social, Camila Saraiva, reforçou a importância da iniciativa. “Essa visita proporciona momentos de lazer e convivência para os idosos, reforçando o papel da assistência social em garantir direitos e oportunidades”, disse. “Esse passeio reforça a importância de integrar, promover a autonomia, a qualidade de vida e o fortalecimento de vínculos. São experiências únicas que contribuem para o bem-estar de todos”, concluiu.


Programação e informações do Centro de Convivência

Semana 4 (22 a 26/09) – Celebre a Vida

Globalização Digital: excesso de informação e impacto na saúde mental.

Palestra com psicólogo sobre saúde mental na terceira idade.

Exposição de talentos (artesanato) e desfile (24/09).

Semana 5 (29 e 30/09) – Encerramento

Apresentação do coral.

Roda de conversa sobre os perigos do isolamento social.

Lanche coletivo, bingo e mensagens de gratidão (30/09).


 O Centro de Convivência da Melhor Idade, administrado pela Secretaria de Assistência Social, oferece atividades como ginástica, alongamento, fisioterapia, oficina da memória, além de aulas de música e dança. O espaço conta com três mil idosos cadastrados, dos quais 1.500 participam das atividades diariamente.

Como participar:

Ter 60 anos ou mais.

Apresentar um documento com foto.


 Os interessados podem se inscrever de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Henrique Terra, 156, em frente à Lagoa das Palmeiras. Em Tamoios, é possível obter informações no Ginásio Poliesportivo João Augusto Teixeira, das 8h às 17h.


Comentários (0)