cover
Tocando Agora:

Operação do Detro reforça fiscalização do transporte intermunicipal em Cabo Frio

Mais de 80 veículos foram abordados; ação resultou em 17 multas, incluindo casos de transporte ilegal

Operação do Detro reforça fiscalização do transporte intermunicipal em Cabo Frio
Operação do Detro reforça fiscalização do transporte intermunicipal em Cabo Frio (Foto: Reprodução)

 Mais de 80 ônibus e vans intermunicipais foram fiscalizados na manhã desta terça-feira (23) em Cabo Frio durante a segunda edição da operação “Detro pelo Estado”, promovida pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro-RJ). A ação resultou em 17 autuações, entre elas duas por transporte remunerado sem autorização, prática popularmente conhecida como “lotada”.


 As equipes estiveram em pontos estratégicos do município, como o Terminal Rodoviário Alex Novelino, o Largo de Santo Antônio, a Praça São Cristóvão, a Rua 25 de Dezembro, a Rotatória de São Cristóvão (RJ-102) e trechos das Avenidas Wilson Mendes e Henrique Terra. Paralelamente, também foram realizadas vistorias em garagens das empresas 1001, Rápido Macaense, Salineiras e Montes Brancos, que concentram reclamações de passageiros.


 Entre os coletivos, as principais irregularidades encontradas foram o descumprimento de horários e o mau estado de conservação, o que levou à aplicação de nove multas. Já no transporte complementar, os agentes identificaram falhas como descumprimento de normas internas do Detro-RJ e problemas de iluminação nos veículos, resultando em seis autuações. Dois veículos particulares também foram multados por transporte ilegal de passageiros.


 De acordo com o diretor Técnico-operacional do Detro-RJ, Danilo Menezes, o formato integrado da operação amplia o alcance das ações de fiscalização. “Atuamos de forma coordenada, unindo agentes em campo, monitoramento remoto, vistoria em garagens e suporte policial. Isso garante maior presença do poder público e mais eficiência nos resultados”, afirmou.


 A primeira edição da operação aconteceu em agosto, em Macaé, quando foram fiscalizados 81 veículos e aplicadas 20 multas. Segundo o presidente do Detro-RJ, Raphael Salgado, a iniciativa passará a ocorrer todos os meses em diferentes municípios. “Nosso objetivo é oferecer um transporte intermunicipal mais seguro e de qualidade, com base em dados de inteligência e nas reclamações dos passageiros”, destacou.


Comentários (0)