Distribuição de mudas nativas mobiliza população em São Pedro da Aldeia
Ação marcou o Dia da Árvore e o início da primavera, com 400 mudas entregues gratuitamente na Praça Hermógenes Freire da Costa
Para celebrar o Dia da Árvore (21/09) e a chegada da primavera, a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia promoveu, na última segunda-feira (22), mais uma edição da ação de distribuição gratuita de mudas nativas. A iniciativa, realizada em parceria com o Horto Jardim Park, levou 400 mudas à população, que recebeu também tags informativas com orientações sobre os cuidados e o plantio adequado de cada espécie. O objetivo principal foi incentivar o reflorestamento e a conscientização ambiental no município.
O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, acompanhou a ação e destacou sua importância. “Esse é um evento simbólico. Comemoramos o Dia da Árvore e o início da primavera. É o segundo ano consecutivo dessa parceria com o Horto Jardim Park, e a população aderiu muito bem. Além das mudas, entregamos uma cartilha de arborização com orientações sobre o plantio correto. É um trabalho de conscientização que gera resultados a longo prazo”, afirmou.
A gerente do Horto Jardim Park, Marcela Valadares, também ressaltou a relevância da ação conjunta. “Começamos essa parceria no Dia do Meio Ambiente e tivemos a ideia de ampliar para um projeto de reflorestamento. Trouxemos as mudas e a Secretaria deu todo o suporte com estrutura, autorizações e a distribuição de material educativo. Estamos trabalhando juntos para cuidar da cidade”, explicou.
Moradores participaram com entusiasmo da iniciativa. O casal Tais Paula e Afrânio Messias Damasceno, do bairro Rua do Fogo, aproveitou a oportunidade para conseguir mudas de Ipê. “Vi o anúncio no Instagram da Prefeitura e corri para garantir a minha. Peguei o Ipê Rosa que tanto queria, e ele o amarelo. Já estou planejando o espaço ideal para plantar, e com as informações da tag, tenho certeza que vai dar certo”, contou Tais.
Ubiratan Marins, morador do bairro Praia Linda, também garantiu sua muda. “Achei a iniciativa muito importante, principalmente por serem espécies nativas. Muitas vezes, plantamos árvores sem perceber que são invasoras. Com essas, sabemos que estamos preservando o meio ambiente. Estou feliz de levar meu Ipê e vou plantar em frente à minha casa”, disse.
Comentários (0)