cover
Tocando Agora:

Ponta do Pai Vitório, em Búzios, passa por revitalização com foco em preservação e turismo sustentável

Revitalização inclui mirantes, trilha ecológica, posto da Guarda Ambiental e ações de preservação para fortalecer o turismo sustentável em Búzios.

Ponta do Pai Vitório, em Búzios, passa por revitalização com foco em preservação e turismo sustentável
Ponta do Pai Vitório, em Búzios, passa por revitalização com foco em preservação e turismo sustentável (Foto: Reprodução)

 A Ponta do Pai Vitório, localizada no bairro da Rasa e considerada um dos pontos turísticos mais visitados de Búzios, está passando por um processo completo de revitalização promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Ambiente e Urbanismo. Além de seu valor paisagístico e turístico, o local também abriga uma falha geológica de relevância, que contribui para seu caráter singular e atrativo.


 O projeto contempla a construção de dois mirantes, além de ações de revegetação e cercamento das áreas de vegetação nativa, promovendo a preservação ambiental e a segurança dos visitantes. As intervenções estão sendo realizadas em áreas já antropizadas e em encostas que sofrem com intempéries naturais, evitando a criação de novos impactos. O trajeto contará com uma trilha ecológica segura, que dará acesso tanto à praia quanto à Ponta do Pai Vitório.


 Para garantir a proteção dos visitantes, serão instalados guarda-corpos de madeira, possibilitando que as pessoas façam registros fotográficos e apreciem a vista com tranquilidade. O projeto ainda prevê a construção de um posto da Guarda Ambiental, o cercamento das áreas de preservação e a instalação de placas indicativas no local.


 De acordo com a secretária da Pasta, Roseli Pereira, este projeto traz segurança para os turistas, informações sobre a importância das áreas de proteção, além de beneficiar outro ponto turístico, o Mangue de Pedra, que atrai estudiosos, cientistas e turistas.


 A obra, que já está licenciada, integra um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado no âmbito municipal, com interveniência do Ministério Público Estadual, e está prevista para ser inaugurada no início de novembro.


Comentários (0)