Cigarro lidera ranking de lixo em praias da Região dos Lagos
Mapeamento feito pela Universidade Veiga de Almeida e a Prolagos faz parte do programa de combate à poluição do oceano do Pacto Global da ONU
Um estudo feito por pesquisadores do Projeto Imersão, uma parceria entre a Universidade Veiga de Almeida e a Prolagos, mostrou que cigarros, filtros e bitucas são os principais resíduos descartados incorretamente em praias da Região dos Lagos.
O levantamento identificou cerca de 4500 unidades desses materiais em coletas feitas em 2024 e 2025. Os artigos são feitos de acetato de celulose, um tipo de plástico sintético que pode levar até 15 anos para se decompor no ambiente.
Os dados foram apresentados no 2º Congresso Internacional de Resíduos e Saneamento (CIRS Búzios 2025) e integram a plataforma do Blue Keepers, programa nacional do Pacto Global da ONU que visa mobilizar recursos e engajar empresas, governos e sociedade pelo combate à poluição crônica do oceano.
“Essas informações são fundamentais para subsidiar decisões mais assertivas do poder público, como a criação de programas de educação ambiental, campanhas de conscientização e a adequada colocação de lixeiras, e de empresas que atuam no consumo de massa, orientando estratégias de redução, substituição e logística reversa dos produtos”, ressalta o biólogo Eduardo Pimenta, coordenador do Projeto Imersão e professor da Universidade Veiga de Almeida.
O objetivo do trabalho é evitar que o volume de resíduos aumente e que o lixo plástico continue chegando ao mar, onde se fragmenta e causa impactos severos na vida marinha e na saúde humana. “Mais de 70% de todo o material coletado nas praias da Região dos Lagos é plástico. Esses componentes se fragmentam em micro ou nanoplástico, que, por sua vez, são ingeridos por plânctons, consumidos por peixes, e depois chegam ao nosso organismo”, completa Pimenta.
As coletas são feitas quatro vezes ao ano (março, junho, setembro e dezembro) em cinco pontos: Praia do Forte, em Cabo Frio, Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo, Praia do Popeye, em Iguaba Grande, Praia do Sudoeste, em São Pedro da Aldeia, e Mangue de Pedras, em Armação dos Búzios.
Confira o ranking (por tipo de material e unidade coletada):
Plástico: 10134
Metal: 1417
Vidro e Cerâmica: 1012
Papel e Papelão: 964
Madeira: 554
Plástico Expandido: 314
Têxtil: 172
Multimateriais: 98
Látex e Borracha: 83
Comentários (0)