cover
Tocando Agora:

Outubro mais frio da década mantém tempo instável em Cabo Frio nesta quarta-feira (22)

A instabilidade é provocada pela condensação de umidade associada à presença de uma forte massa de ar frio, que mantém o céu encoberto pela manhã e pode causar chuva fraca

Outubro mais frio da década mantém tempo instável em Cabo Frio nesta quarta-feira (22)
Outubro mais frio da década mantém tempo instável em Cabo Frio nesta quarta-feira (22) (Foto: Reprodução)

 O outubro mais frio da última década segue influenciando o clima na Região dos Lagos. Em Cabo Frio, o tempo permanece instável nesta quarta-feira (22), segundo o boletim do Projeto Costa do Sol de Defesa Civil. A instabilidade é provocada pela condensação de umidade associada à presença de uma forte massa de ar frio, que mantém o céu encoberto pela manhã e pode causar chuva fraca entre o início do dia e a próxima madrugada.


 A probabilidade de chuva é de 70%, com previsão pluviométrica de 0,8mm. O índice de nebulosidade pela manhã é de 69%, com redução das nuvens prevista para a tarde. As temperaturas seguem amenas, com máxima de 22°C e mínima de 16°C, e a umidade relativa do ar varia entre 93% e 68%, atingindo o menor índice entre 14h e 16h.


 Os ventos sopram do Leste pela manhã, com 12 km/h e rajadas de até 31 km/h, mudando para Nordeste à noite, quando a intensidade deve atingir 25 km/h entre 15h e 21h.


 De acordo com meteorologistas, o frio fora de época está associado à atuação do fenômeno La Niña, que mantém o oceano Pacífico mais frio e favorece a chegada de massas de ar polar tardias ao Sudeste, mesmo durante a primavera. A tendência é que o clima volte a esquentar nos próximos dias, mas novas instabilidades devem ocorrer entre quinta e sexta-feira.


 O mar segue agitado, e o alerta da Defesa Civil continua válido. Na Praia do Forte, as ondas ficam abaixo de 1metro, já nas praias do Peró e de Unamar, as ondas alcançam 1,1 metro, com intervalo de 9 segundos. A temperatura do mar é de 21°C, e a Lua está em fase crescente, com apenas 1% de visibilidade.


 A Defesa Civil reforça o alerta para que banhistas e embarcações de pequeno porte evitem o mar durante o período de agitação, e recomenda atenção redobrada em locais de encosta e áreas alagadiças devido à previsão de chuva leve e ventos moderados.


Comentários (0)