cover
Tocando Agora:

Corpo de Bombeiros do RJ vai abrir mais de 1.600 vagas em 2025

Edital para 144 soldados com habilitação em busca e salvamento já foi publicado; outras 1.500 vagas temporárias estão autorizadas

Corpo de Bombeiros do RJ vai abrir mais de 1.600 vagas em 2025
Corpo de Bombeiros do RJ vai abrir mais de 1.600 vagas em 2025 (Foto: Reprodução)

 O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) anunciou a abertura de mais de 1.600 vagas para ingresso na corporação ainda em 2025. A iniciativa, que visa reforçar o efetivo do maior Corpo de Bombeiros do país, inclui um concurso público com 144 vagas efetivas e a seleção de 1.500 voluntários temporários. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (11), com a publicação do edital no Diário Oficial do Estado.


O concurso oferece 144 vagas para o cargo de soldado bombeiro militar com especialização em busca e salvamento. Os candidatos precisam ter nível médio completo e, após aprovados e formados, receberão vencimentos a partir de R$ 5.233,38. As inscrições estão abertas até o dia 7 de julho e a prova objetiva está prevista para 17 de agosto, sob organização do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN). O processo seletivo inclui ainda teste físico, exames médicos, avaliação de títulos e outras etapas específicas.


Paralelamente, o governador Cláudio Castro autorizou a abertura de um processo seletivo para a contratação de 1.500 bombeiros temporários, com atuação prevista por até 8 anos. As vagas serão distribuídas entre funções operacionais e técnicas, incluindo:


Soldados temporários (1.139 vagas): combatente (304), motorista (152), técnico de enfermagem (367), vidas salvas (284) e auxiliar de saúde bucal (32);

Oficiais temporários (361 vagas): 48 dentistas e 313 profissionais de saúde, como cardiologistas, ginecologistas, pediatras, psiquiatras, fisioterapeutas e nutricionistas.

A expectativa é que os editais dessas vagas sejam publicados ao longo do segundo semestre.


“Vamos promover uma expansão histórica no maior Corpo de Bombeiros Militar do país”, destacou o governador Cláudio Castro. O comandante-geral do CBMERJ, coronel Tarciso Salles, também enfatizou a importância da medida: “O CBMERJ se prepara para ampliar seu quadro com profissionais altamente especializados e alinhados à missão de proteger a população fluminense”.

Comentários (0)