JANEIRO ROXO/ Arraial do Cabo amplia acesso ao atendimento com dermatologista sanitária e oferece testagem gratuita para hanseníase
A iniciativa garante consultas com dermatologista sanitária, realizadas tanto nas unidades de saúde dos Distritos quanto no Centro de Doenças Infecciosas (CDI)
Em alusão ao Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre a hanseníase, a Saúde de Arraial do Cabo está promovendo uma importante ação para ampliar o acesso da população ao diagnóstico e tratamento de doenças dermatológicas, com atenção especial à hanseníase: doença infecciosa que tem cura e cujo tratamento é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa garante consultas com dermatologista sanitária, realizadas tanto nas unidades de saúde dos Distritos quanto no Centro de Doenças Infecciosas (CDI), que será o local de referência para os atendimentos dos pacientes encaminhados pelas unidades de saúde da região central do município. Além das consultas especializadas, o CDI disponibiliza gratuitamente o teste para hanseníase, fortalecendo o diagnóstico precoce e a prevenção de complicações, bem como a interrupção da cadeia de transmissão da doença.
A hanseníase apresenta sinais como manchas na pele com perda de sensibilidade, dormência, formigamento e lesões que não cicatrizam. Quando identificada precocemente, as chances de cura são altas e o tratamento evita sequelas.
Comentários (0)