cover
Tocando Agora:

São Pedro da Aldeia realiza campanha de saúde voltada à população LGBTQIA+

Ação contemplou formações técnicas, distribuição de cartazes e incentivo ao autocuidado nas unidades de saúde

São Pedro da Aldeia realiza campanha de saúde voltada à população LGBTQIA+
São Pedro da Aldeia realiza campanha de saúde voltada à população LGBTQIA+ (Foto: Reprodução)

  Aconteceu entre quarta (25) e quinta-feira (26), em alusão ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, a campanha “Amor, Respeito, Diversidade e Qualidade de Vida”, promovida em São Pedro da Aldeia. A ação teve como foco a promoção do autocuidado e a qualificação do atendimento à população LGBTQIA+ nas unidades de saúde do município, com atividades realizadas no Plenário da Câmara Municipal.

A ação foi resultado da articulação entre a Prefeitura aldeense e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, da Coordenadoria LGBTQIA+ em Saúde, do Departamento de Vigilância em Saúde, do Centro de Cidadania LGBTQIA+ da Baixada Litorânea, do Programa Rio Sem LGBTIfobia e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Durante a cerimônia de abertura, estiveram presentes servidores públicos, parlamentares e representantes de organizações da sociedade civil. Participaram do evento a diretora de Vigilância em Saúde e chefe de gabinete, Tatiana Leal; a coordenadora LGBTQIA+ em Saúde, Laysa Jotha; a superintendente estadual LGBTI, Bárbara Barroso; o presidente da ONG Diversiguaba, Guilherme Costa; além de representantes do Centro de Cidadania LGBTQIA+, responsáveis pelas formações técnicas. Os vereadores Pedro Abreu e Moisés Batista também acompanharam a abertura da campanha.

A programação incluiu três etapas de capacitação voltadas aos profissionais da rede municipal de saúde. O objetivo, segundo os organizadores, foi ampliar o acolhimento, reduzir barreiras institucionais e tornar o atendimento mais inclusivo à população LGBTQIA+. Cerca de mil cartazes com mensagens de incentivo ao autocuidado e promoção da saúde foram enviados pelo Estado e serão distribuídos nas unidades de saúde do município.

A coordenadora LGBTQIA+ em Saúde, Laysa Jotha, afirmou que a ação representa um marco para a cidade: “Hoje, São Pedro da Aldeia vira uma nova página no enfrentamento à LGBTIfobia, com a realização da sua primeira campanha de autocuidado em saúde voltada à população LGBTQIA+. Isso é fruto de muito trabalho, empenho e amor à frente da pasta”, disse. Ela também agradeceu aos gestores estaduais e municipais que colaboraram com a iniciativa.

As atividades da campanha foram encerradas na quinta-feira, com continuidade das capacitações no plenário da Câmara Municipal.






Comentários (0)