cover
Tocando Agora:

Baleia-jubarte com rara malformação na cauda é avistada novamente em Arraial do Cabo

Registro feito nesta terça-feira (24) reacende expectativa de reencontro com o mesmo animal visto em 2024, descrito em artigo científico como caso inédito de anomalia morfológica

Baleia-jubarte com rara malformação na cauda é avistada novamente em Arraial do Cabo
Baleia-jubarte com rara malformação na cauda é avistada novamente em Arraial do Cabo (Foto: Reprodução)

 Uma baleia-jubarte com uma rara malformação na cauda foi avistada mais uma vez nas águas de Arraial do Cabo. O animal, que apresenta uma estrutura incomum semelhante a uma segunda nadadeira unida à principal, foi observado pela primeira vez em julho de 2024, e descrito em artigo publicado na Latin American Journal of Aquatic Mammals como um caso inédito entre cetáceos.

As imagens registradas nesta terça-feira (24) já foram encaminhadas para o catálogo internacional Happywhale, especializado na identificação de baleias por meio de fotografias. Até o momento, ainda não houve confirmação oficial, mas os registros visuais indicam fortemente que se trata do mesmo exemplar visto no ano passado.

De acordo com o estudo científico, a anomalia, apesar de incomum, não compromete a mobilidade ou a saúde da baleia, que demonstra boa condição corporal e comportamento ativo.

O novo avistamento foi possível graças ao trabalho do Projeto Mar de Baleias, que promove o monitoramento contínuo dos cetáceos na região e incentiva a participação da comunidade por meio da chamada ciência cidadã. Cada novo registro contribui para o avanço no conhecimento sobre a biologia, o comportamento e os desafios enfrentados por esses grandes mamíferos marinhos.

A presença recorrente da baleia reforça não apenas a importância da conservação marinha, mas também o valor de cada indivíduo como uma peça única da vida oceânica — com sua própria trajetória e capacidade de inspirar a ciência e a sociedade.

Comentários (0)