cover
Tocando Agora:

CEAM realiza palestra sobre enfrentamento à violência doméstica em São Pedro da Aldeia

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher realizou mais uma edição do projeto “CEAM vai às Instituições Religiosas” na sede do Grupo Espírita Francisco de Assis (GEFA), no bairro Porto da Aldeia

CEAM realiza palestra sobre enfrentamento à violência doméstica em São Pedro da Aldeia
CEAM realiza palestra sobre enfrentamento à violência doméstica em São Pedro da Aldeia (Foto: Reprodução)

 A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia segue realizando ações de enfrentamento à violência contra a mulher no município. Nesta semana, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges) realizou mais uma edição do projeto “CEAM vai às Instituições Religiosas”. A palestra aconteceu na sede do Grupo Espírita Francisco de Assis (GEFA), no bairro Porto da Aldeia.


Durante o encontro, a equipe do CEAM apresentou o funcionamento do serviço e o acolhimento às mulheres em situação de violência doméstica, além de toda dinâmica de acompanhamento. A iniciativa abordou, ainda, os direitos garantidos pela Lei Maria da Penha e esclareceu os diferentes tipos de violência doméstica, como física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. A palestra contou com uma dinâmica interativa, em que o público pôde compartilhar experiências e esclarecer dúvidas. Também foram distribuídos materiais informativos sobre o CEAM e leques da campanha “Não é Não”.


A coordenadora do CEAM, Luciana de Oliveira, destacou a importância de levar essas informações aos espaços religiosos, locais que, segundo ela, muitas vezes se tornam rede de apoio para as mulheres. “Neste encontro, apresentamos como funciona o equipamento para que elas possam compreender como acessar o serviço ou que possam orientar alguma mulher que esteja em situação de violência doméstica, que não acontece somente entre homens e mulheres, mas pode ser também considerada entre netos contra as avós, irmãos contra irmãs. As formas de violência doméstica estão claramente tipificadas na Lei Maria da Penha, sendo elas: física, psicológica, sexual, moral e patrimonial”, ressaltou.


A coordenadora do Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita- SAPSE/GEFA, Mariana Theodoro, ressaltou a importância do CEAM para o município. “Termos o CEAM hoje em São Pedro da Aldeia é um ganho enorme para nossa população, não somente pela questão da segurança. A ação ativa do órgão, em concomitância com os órgãos públicos de ação, não somente traz à luz a informação, mas também a assistência, o amparo e acolhimento direto a essa mulher que procura ajuda”, destacou.



Comentários (0)