cover
Tocando Agora:

Secretaria de Saúde atualiza situação do Hospital Otime Cardoso após temporal em Cabo Frio

Segundo andar segue interditado e unidade permanece sem receber internações; atendimentos no térreo continuam

Secretaria de Saúde atualiza situação do Hospital Otime Cardoso após temporal em Cabo Frio
Secretaria de Saúde atualiza situação do Hospital Otime Cardoso após temporal em Cabo Frio (Foto: Reprodução)

 A Secretaria de Saúde de Cabo Frio informou na manhã desta quinta-feira (3) que o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, segue com o segundo andar interditado. O bloqueio foi mantido após o temporal que atingiu a cidade na madrugada de quarta-feira (2), provocando infiltrações, alagamentos e o desabamento de parte do forro de gesso em uma área que passava por obras de impermeabilização do telhado.


 De acordo com a pasta, não foram registradas novas intercorrências nesta quinta. As equipes de manutenção continuam atuando no local, onde a chuva invadiu enfermarias 2 a 9, a Unidade de Pacientes Graves (UPG) e salas administrativas. A Defesa Civil, acionada ainda na quarta-feira, determinou a interdição da área atingida, que deve permanecer fechada por até 30 dias, a depender das condições climáticas para a realização dos reparos.


 Com o impacto das chuvas, todos os 38 pacientes internados no segundo pavimento foram transferidos em menos de 24 horas. Destes, 28 foram realocados para unidades da rede municipal e conveniada — como o Hospital da Mulher, Hospital Universitário Reitor Hésio Cordeiro, Hospital São José Operário, Hospital Santa Izabel e o Lar da Cidinha — enquanto outros cinco receberam alta e deixaram a unidade.


 O hospital segue funcionando parcialmente. Estão mantidos os atendimentos de urgência, emergência e ambulatoriais no térreo, onde há 13 leitos de trauma disponíveis. No entanto, os 10 leitos da UPG e as 33 vagas das enfermarias seguem fora de operação até que o segundo andar seja liberado.


 A Secretaria de Saúde informou que, com as transferências concluídas, o foco agora é capacitar as equipes multidisciplinares que foram remanejadas para as outras unidades e reorganizar os serviços oferecidos nesses locais. Em decorrência do remanejamento, as cirurgias eletivas do Hospital Municipal São José Operário estão temporariamente suspensas. A população será comunicada assim que os procedimentos forem retomados.


 Equipes da prefeitura e da Secretaria de Obras seguem mobilizadas para acelerar os trabalhos e restabelecer o funcionamento pleno da unidade, que já apresentava problemas estruturais agravados pelas fortes chuvas.

Comentários (0)