cover
Tocando Agora:

VÍDEO: Grupo de cachalotes é avistado próximo à orla da Praia Grande em Arraial do Cabo

O fenômeno é considerado raro e atípico para a região, gerando atenção imediata das equipes ambientais

VÍDEO: Grupo de cachalotes é avistado próximo à orla da Praia Grande em Arraial do Cabo
VÍDEO: Grupo de cachalotes é avistado próximo à orla da Praia Grande em Arraial do Cabo (Foto: Reprodução)

 Na manhã desta segunda-feira (7), pesquisadores do Projeto Mar de Baleias, da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Funtec Ambiental), registraram a presença de aproximadamente 15 cachalotes (Physeter macrocephalus) nadando muito próximos à arrebentação da Praia Grande, em Arraial do Cabo. O fenômeno é considerado raro e atípico para a região, gerando atenção imediata das equipes ambientais.


 De acordo com a diretora do projeto, Dra. Yaci Gallo, a ocorrência pode ter diferentes causas:


“A aproximação desses animais à costa pode estar relacionada à busca por alimento em águas mais rasas, mas também precisamos considerar hipóteses mais sensíveis, como desorientação causada por dificuldades de eco localização, doenças ou impactos ambientais como a poluição sonora. Estamos analisando todas as possibilidades com cautela”, destacou.


 O episódio mobilizou uma força-tarefa coordenada pela Funtec Ambiental, com apoio do Instituto BW, referência em resgate e atendimento à fauna marinha na Região dos Lagos. Equipes técnicas estão em campo realizando o monitoramento contínuo por drones, acompanhando de perto o comportamento dos animais e prontas para intervir em caso de encalhe ou qualquer outra emergência.


 Imagens e vídeos foram captados durante o avistamento e serão analisados pelos pesquisadores do projeto para aprofundar a investigação sobre o comportamento dos cachalotes nesta área da costa fluminense. Os registros visuais também já estão disponíveis nas redes sociais da Funtec Ambiental e da Prefeitura de Arraial do Cabo.


 A Funtec reforça que, em casos como este, a população deve evitar se aproximar dos animais e acionar imediatamente as autoridades ambientais locais.


Comentários (0)