cover
Tocando Agora:

Audiência pública discute projeto de implantação do Parque Educativo Integrado Hermes Barcellos em Arraial do Cabo

Evento aconteceu na noite desta quinta-feira (10), no auditório do Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo. A expectativa é que o novo Parque Educativo Integrado seja entregue em até dois anos

Audiência pública discute projeto de implantação do Parque Educativo Integrado Hermes Barcellos em Arraial do Cabo
Audiência pública discute projeto de implantação do Parque Educativo Integrado Hermes Barcellos em Arraial do Cabo (Foto: Reprodução)

 A segunda fase do projeto de implementação do Parque Educativo Integrado Hermes Barcellos, na Prainha, foi tema da audiência pública realizada na noite desta quinta-feira (10), no auditório do Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo, em Arraial do Cabo. Na ocasião, a equipe técnica da Secretaria de Educação apresentou a nova etapa do projeto, para a comunidade presente, que pode tirar dúvidas, opinar e fazer sugestões.


 O projeto de reforma e readequação do Parque Educativo Integrado Hermes Barcellos é o maior investimento da atual gestão que vai transformar a realidade da área hoje conhecida como Parque Público. A expectativa é que o novo Parque Educativo Integrado seja entregue em até dois anos.


 A primeira fase do projeto foi a construção da Escola Municipal Henrique Sérgio Melman, que tem capacidade para atender a mil alunos. O Parque Educativo Integrado faz parte do projeto de educação integral e vai atender aos 6.200 alunos da rede municipal.


 A área receberá 40 mil metros quadrados de obra e revitalização. No local, serão construídos a sede administrativa, quadra poliesportiva, quadra de futebol de areia, campo de futebol, pistas de atletismo e de saltos, skate parque, parquinho infantil, concha acústica com capacidade para até cinco mil pessoas, área molhada, sala de aula e cinema ao ar livre, redário, jardim sensorial, cozinha de apoio, ciclovia, área de caminhada, espaço pet, deck musical integrativo, bosque, horta educativa para cultivo dos alunos.


 O projeto prevê o tratamento, revitalização e drenagem da lagoa. Para evitar o alagamento, será instalado um sistema de bombeamento, que será acionado conforme o volume de água.


 A apresentação do projeto para os presentes na audiência, foi feita pela equipe tecnica composta pelo subsecretário de Ciências e Tecnologia, Victor Fontes; a Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação, Carina Nogueira; a diretora pedagógica, Suzana Ribeiro; o coordenador de projetos e engenheiro, André Batisti.


 A chefe de Gabinete Carina Nogueira destaca que o projeto é inovador e vai elevar a Educação a um novo patamar. “Arraial do Cabo saindo na frente mais uma vez, com um parque integrado à educação e que também vai atender à população”, afirma.


 Após concluída a obra, o espaço vai atender a todas as escolas da rede municipal de ensino. A população também terá acesso ao espaço, que enquanto as obras estiverem acontecendo ficará totalmente fechado.


 A Prainha vai receber outros investimentos de infraestrutura. A obra de drenagem do bairro será realizada, assim como a nova feira de artesanato e a área do pescador.


 O secretário de Educação, Bernardo Alcântara, que também participou da audiência pública, destaca a importância da obra para o município.


“Nossa rede de ensino está crescendo e precisamos pensar a Educação de forma integral, oferecendo para nossos alunos espaços de qualidade e segurança fora da sala de aula. Não tenho dúvidas que o Parque Educativo Integrado vai elevar o padrão da nossa rede e a qualidade do ensino em nosso município. Trouxemos esse projeto, mesmo sem obrigatoriedade legal, para discutir e apresentar para a população, principalmente para os moradores da Prainha, para que pudessem opinar e tirar dúvidas. O saldo dessa audiência foi muito positivo, a comunidade compareceu e participou do debate”, finaliza o secretário.

Comentários (0)