Região dos Lagos é representada no Conselho Estadual de Cultura do RJ
Juliane Carvalho e João Luiz Antunes foram eleitos para mandato de 2 anos. Evento contou com a secretaria estadual de Cultura, Daniele Barros, e o representante do Ministério da Cultura, Edu Nascimento

Neste sábado (24), foi realizada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro a cerimônia de posse dos novos Conselheiros Estaduais de Cultura. O colegiado, responsável por acompanhar e formular políticas públicas para o setor cultural no estado, é composto por 32 membros — sendo 16 representantes da sociedade civil e 16 da gestão pública. O mandato terá duração de dois anos, entre 2025 e 2027.
A Região dos Lagos contará com dois importantes representantes no conselho: Juliane Carvalho, eleita com 68% dos votos, e João Luiz Antunes, ambos do município de São Pedro da Aldeia.
Juliane Carvalho é militante, articuladora cultural e uma das mais atuantes representantes da sociedade civil nos últimos anos. Seu trabalho se destaca pelo apoio e suporte aos Pontos e Pontões de Cultura, pela mobilização e composição de processos formativos em diversos territórios do estado, além de uma atuação firme e corajosa em defesa dos direitos dos povos de terreiro. “Estar nesse espaço é mais do que ocupar uma cadeira, é reafirmar o compromisso com os territórios, com as ancestralidades e com as políticas públicas de base comunitária”, afirmou Juliane.
João Luiz Antunes, por sua vez, é uma liderança reconhecida na luta pela cultura popular e pelos direitos dos fazedores de cultura. Com 15 anos de trajetória no movimento cultural do interior do estado, é um dos principais articuladores da política pública de cultura na Região dos Lagos. Seu trabalho é voltado à formação de agentes culturais e à articulação de parcerias entre os representantes dos segmentos artísticos e culturais da região. “Nosso foco será construir pontes entre o conselho e os territórios, fortalecendo as redes culturais e garantindo o acesso às políticas públicas para quem mais precisa”, declarou João Luiz.
O evento contou com a presença da secretaria estadual de Cultura, Daniele Barros e com representante do Ministério da Cultura, Edu Nascimento.
Comentários (0)