cover
Tocando Agora:

Terra acelera rotação e encurta esta terça-feira (22); trecho da Bíblia volta a ser lembrado por cristãos

Fenômeno ocorre por variações naturais na rotação do planeta; enquanto a ciência vê como algo comum, passagens bíblicas inspiram interpretações sobre um possível “encurtamento dos dias”

Terra acelera rotação e encurta esta terça-feira (22); trecho da Bíblia volta a ser lembrado por cristãos
Terra acelera rotação e encurta esta terça-feira (22); trecho da Bíblia volta a ser lembrado por cristãos (Foto: Reprodução)

 A Terra vai girar mais rápido nesta terça-feira (22), o que resultará no dia mais curto do ano até agora. O planeta completará uma rotação em torno de seu próprio eixo com 1,34 milissegundo a menos que o habitual, encurtando ligeiramente as 24 horas convencionais.


 Apesar de ser imperceptível no cotidiano — um piscar de olhos dura cerca de 300 milissegundos —, o fenômeno chama a atenção de estudiosos. Não se trata de algo inédito: em 9 de julho deste ano, já havia sido registrado um dia mais curto. Outra ocorrência está prevista para 5 de agosto.


 Desde 2020, os cientistas têm observado uma frequência maior desses encurtamentos. O recorde atual foi em 29 de junho de 2022, quando a rotação da Terra finalizou com 1,59 milissegundos a menos. Antes disso, o menor dia registrado era de 5 de julho de 2005.


 Variação natural

De acordo com pesquisadores, essas variações são naturais e não representam risco ou motivo de preocupação. O diretor do Observatório Nacional, Fernando Roig, explica que a Terra desacelera sua rotação ao longo de bilhões de anos, mas esse movimento não ocorre de maneira completamente regular.


“Eventualmente, ocorrem pequenas acelerações momentâneas, como a que estamos vendo agora. Elas são influenciadas por fatores como a atividade do núcleo terrestre, o movimento dos oceanos e da atmosfera”, afirma Roig.


 Ajuste nos relógios

Embora a diferença de tempo seja mínima, ao longo dos anos ela pode acumular um descompasso com os relógios atômicos. Desde 1973, os cientistas corrigem isso com o chamado “segundo bissexto”, adicionado ou retirado conforme a necessidade.


 Caso a tendência de aceleração se mantenha, poderá ser necessário um segundo bissexto negativo, ou seja, a retirada de um segundo para manter a precisão do tempo oficial.


 E a Bíblia?

Enquanto a ciência trata o fenômeno com naturalidade, há quem busque interpretações religiosas. Uma passagem do Evangelho de Mateus (24:22) diz que “os dias serão abreviados por causa dos eleitos”, o que tem sido interpretado por alguns teólogos e fiéis como um possível sinal do fim dos tempos.


 Apesar disso, especialistas em teologia lembram que a Bíblia não afirma literalmente que o tempo passaria a correr mais rápido, mas a interpretação simbólica da passagem segue alimentando debates entre grupos religiosos.

Comentários (0)