cover
Tocando Agora:

“Ele deixou um legado de amor pelo campo”, afirma filha de Sebastião Lan em homenagem na Câmara

Câmara de Cabo Frio dá início à Semana Sebastião Lan com sessão solene, documentário e mostra fotográfica

“Ele deixou um legado de amor pelo campo”, afirma filha de Sebastião Lan em homenagem na Câmara
“Ele deixou um legado de amor pelo campo”, afirma filha de Sebastião Lan em homenagem na Câmara (Foto: Reprodução)

 A Câmara Municipal de Cabo Frio abriu oficialmente, nesta quinta-feira (24), a programação da Semana Sebastião Lan. A cerimônia contou com uma Sessão Solene em homenagem ao legado do agricultor e líder sindical, com exibição do filme “Lan – 10 anos depois” e inauguração da exposição fotográfica que leva seu nome, instalada no Corredor Cultural da Casa Legislativa.


 Durante a solenidade, foi entregue uma Moção de Aplausos ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cabo Frio, em reconhecimento à luta histórica da entidade em defesa da agricultura familiar e dos direitos dos trabalhadores do campo. A homenagem foi proposta pelo vereador Milton Alencar Júnior, que também é curador da exposição e diretor do documentário exibido no evento.


 O produtor rural e presidente do Sindicato, João Batista Caetano de Miranda, destacou a luta diária para manter vivo o legado de Sebastião Lan no apoio aos produtores rurais. “Estou muito satisfeito com essa homenagem. Acredito que o sindicato merece esse reconhecimento do poder público, através dessa moção, pois nossa luta é grande, como pudemos ver no filme, desde 1975. Ao longo desses anos, muitos amigos já se foram, mas o sindicato continua firme, lutando pelos direitos do trabalhador e do produtor rural.”


 O vereador Milton Alencar ressaltou o papel da Câmara na valorização da história do campo em Cabo Frio. “Era de fundamental importância homenagear a organização sindical, que continua o legado de Sebastião Lan. A Câmara Municipal contribui para o resgate e preservação da memória do povo do campo. A exposição e o filme registram essa luta e levam sua história às novas gerações.”

 


 Para Regina Lan, filha de Sebastião Lan, a Semana é uma forma de manter viva a memória do pai. “Sinto uma felicidade, pois 37 anos depois o meu pai ainda é lembrado por toda a sua luta. A morte dele foi um momento muito triste, mas ele deixou um legado de amor pelo campo que, ainda hoje é reconhecido e valorizado.”


A exposição fotográfica reúne registros da vida e militância de Sebastião Lan e ficará aberta ao público no Corredor Cultural da Câmara. A mostra integra a programação oficial da Semana Sebastião Lan, promovida em parceria com as secretarias municipais de Cultura e de Agricultura e Pesca, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

  

Comentários (0)