cover
Tocando Agora:

Jovens aprendizes do CIEE visitam ETE de Iguaba Grande em ação do projeto Portas Abertas

Os estudantes aprenderam sobre saneamento em iniciativa de educação ambiental e profissional promovida pela Prolagos

Jovens aprendizes do CIEE visitam ETE de Iguaba Grande em ação do projeto Portas Abertas
Jovens aprendizes do CIEE visitam ETE de Iguaba Grande em ação do projeto Portas Abertas (Foto: Reprodução)

 A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Iguaba Grande recebeu, nesta quinta-feira (24), a visita de 20 jovens aprendizes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que atuam em empresas da região. A ação faz parte do projeto Portas Abertas, promovido pela Prolagos, com o objetivo de aproximar estudantes, instituições e a comunidade das operações da concessionária. Durante a atividade, os participantes conheceram de perto o funcionamento da unidade, os processos de tratamento de esgoto e os reflexos positivos do saneamento para a saúde e o meio ambiente.


“Estimular a formação de jovens talentos é uma forma de contribuir com a construção de legados positivos e duradouros. Investir nesse desenvolvimento é parte do nosso compromisso com a responsabilidade social e o futuro das nossas comunidades”, afirmou Aline Araújo, coordenadora do setor de Responsabilidade Social da Prolagos.


 Durante a visita, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer os equipamentos da unidade, conversar com técnicos da área operacional e tirar dúvidas sobre carreira, mercado de trabalho e sustentabilidade.


“Foi uma visita muito enriquecedora pra gente, como Jovem Aprendiz e também como cidadão. Também incluiu muito a conscientização da gente sobre a questão de tratamento de esgoto, sobre distribuição de água por São Pedro da Aldeia e pelas outras cidades. Então, foi uma ótima visita e com certeza contribuiu muito para a nossa vida, principalmente na área de trabalho”, destacou Safira, Jovem Aprendiz do CIEE.


 A Prolagos mantém um programa estruturado de Jovens Aprendizes que atualmente conta com 16 participantes atuando em diversas áreas da concessionária. Além disso, a empresa é responsável por outros projetos voltados ao desenvolvimento profissional e educacional da juventude, como o Pioneiros, que oferece um ciclo de capacitação sobre saneamento, cidadania e carreira, e que, ao final, seleciona um dos participantes para integrar o time de aprendizes da empresa. A Manuela Costa, que participou do Pioneiros e conseguiu a vaga para Jovem Aprendiz no setor Jurídico da Prolagos, foi um dos integrantes do programa na empresa que participaram da visita.


“Já tive a oportunidade de ter contato com a ETE de São Pedro e também estou visitando hoje a ETE de Iguaba. Está sendo uma experiência incrível. É cada experiência única, conhecer cada processo, cada detalhe… Está sendo muito incrível”, contou Manuela.


 O projeto Portas Abertas já recebeu representantes de escolas, universidades, instituições públicas e organizações sociais da região. A proposta é promover a transparência, o conhecimento técnico e a valorização das atividades do saneamento básico.


 Além da ETE de Iguaba Grande, os jovens também puderam visitar a sede da Prolagos, em São Pedro da Aldeia, onde conheceram outros setores da concessionária. Entre eles, o Centro de Controle Operacional (CCO), que é responsável por monitorar e controlar remotamente os sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto da concessionária, durante 24 horas por dia. Eles ainda encontraram com colaboradores efetivados, que foram jovens aprendizes e compartilharam suas histórias e experiências na empresa.


“Falar sobre o Programa de Aprendizagem é sempre muito emocionante. É impossível não voltar no tempo — há 11 anos — e reviver o início da minha trajetória profissional, e, mais do que isso, o meu maior degrau de desenvolvimento pessoal até aqui. Ali, eu deixei a bolha em que vivia e fui apresentada a um mundo imenso, cheio de possibilidades. Descobri que eu podia ser muito mais do que imaginava. Que bastava acreditar, me dedicar e seguir com propósito. E foi o que fiz. Hoje, ocupar essa posição e ter a oportunidade de compartilhar minha caminhada com outros jovens é mais do que um privilégio — é uma missão. Porque eu desejo, de coração, que eles também enxerguem esse mundo sem limites. Desejo que entendam que, com intencionalidade, esforço e coragem, é possível ir além do que se imagina, e chegar onde quiser”, destacou Caroline Antunes, que foi Jovem Aprendiz e atualmente atua no setor Jurídico da concessionária.

  



Comentários (0)