cover
Tocando Agora:

IV Semana Decolonial do Patrimônio de São Pedro da Aldeia celebra arte e culinária tradicional de mulheres aldeenses

Evento acontece de 15 a 23 de agosto, promovendo mapeamento, inventário virtual, roda de conversa, feira “Da terra e do Sal”, oficinas, apresentações culturais e a exposição: Mãos da Terra - Mulheres que Nutrem o Território de São Pedro da Aldeia

IV Semana Decolonial do Patrimônio de São Pedro da Aldeia celebra arte e culinária tradicional de mulheres aldeenses
IV Semana Decolonial do Patrimônio de São Pedro da Aldeia celebra arte e culinária tradicional de mulheres aldeenses (Foto: Reprodução)

 De 15 a 23 de agosto, São Pedro da Aldeia será palco da IV Semana Decolonial do Patrimônio, evento que busca valorizar e difundir os saberes tradicionais do município, com destaque para a produção artística e a culinária de mulheres aldeenses. A iniciativa é organizada pela Coletiva Gecay e integra as comemorações do Dia Nacional do Patrimônio Cultural.


 O evento, que ocorre anualmente desde 2022, tem como objetivo a valorização e divulgação dos saberes locais, com o propósito de ampliar o acesso aos conhecimentos sobre os patrimônios do território, abordando-os sob uma perspectiva decolonial. Essa abordagem visa destacar a relevância histórica e cultural das práticas tradicionais locais, que por muito tempo foram invisibilizadas.


 Neste ano, a Semana Decolonial tem como objetivo promover a valorização e preservação dos saberes tradicionais das mulheres artistas e cozinheiras de São Pedro da Aldeia por meio de mapeamento, inventário virtual, roda de conversa, feira “Da terra e do Sal”, oficinas, apresentações culturais e a exposição: Mãos da Terra – Mulheres que Nutrem o Território de São Pedro da Aldeia.


 As inscrições nas oficinas podem ser feitas através do link.


Programação da IV Semana Decolonial do Patrimônio de São Pedro da Aldeia:


15/08 – Abertura da IV Semana Decolonial do Patrimônio de São Pedro da Aldeia. Abertura da exposição “Mãos da Terra”. Roda de Conversa e performance de dança com a artista Aline Arco-Íris.


18/08 – Oficina de culinária ministrada pela oficineira e expositora Maria de Jesus, com a participação da liderança do Assentamento Emiliano Zapata Mirian dos Santos e mediação da nutricionista e pesquisadora Amábela de Avelar Cordeiro.


19/08 – Oficina de Artes com Fibra de Bananeira ministrada pela Professora Jaqueline Emília.


22/08 – Oficina de Biojoias ministrada pela pescadora e secretária da Associação dos Pescadores Artesanais e Amigos da Praia da Pitória, Juliana Cordeiro.


23/08 – Encerramento da IV Semana Decolonial do Patrimônio de São Pedro da Aldeia com a palestra “Gecay é Alimento” pela Coletiva Gecay, apresentação musical da Coletiva Ventarolas e Feira Da Terra ao Sal.

 



Comentários (0)