Saquarema e Macaé recebem monólogo “Mãe da Educação” com entrada gratuita no fim de semana
Apresentações serão entre sexta (15) e sábado (16), ambas às 19h, com classificação de 14 anos e intérprete de Libras.

Entre sexta-feira (15) e sábado (16), as cidades de Macaé e Saquarema recebem o monólogo cômico “Mãe da Educação – com Marcely Capely”, que retrata de forma divertida e crítica a trajetória de uma professora da rede pública.
Com atuação e dramaturgia de Rodrigo Axé, o espetáculo aborda, com humor e reflexão, os desafios enfrentados por educadores no Brasil e a importância da valorização da docência. A narrativa acompanha a personagem em momentos de terapia, sala de aula e vida doméstica, evidenciando dilemas pessoais e profissionais.
Em Macaé, a apresentação será no Teatro Sindipetro NF. Já em Saquarema, o espetáculo acontece no Teatro Municipal Mário Lago. A entrada é gratuita e os ingressos estão disponíveis neste link. A classificação indicativa é de 14 anos e todas as sessões contarão com intérprete de Libras.
Ainda em Saquarema, no sábado, durante a tarde, está prevista uma oficina teatral de classificação livre, inspirada na pedagogia dos jogos teatrais de Viola Spolin.
Mãe da Educação
No espetáculo “Mãe da Educação – com Marcely Capely”, interpretada por Rodrigo Axé, é mostrada a história de uma professora que, entre dilemas profissionais e pessoais, questiona se deve continuar no magistério.
Dividido em três atos, o espetáculo apresenta sua jornada na terapia, na sala de aula e em casa, explorando com leveza e ironia temas como a precarização da educação, a sobrecarga emocional e a relação entre ensino e sociedade. Com uma abordagem dinâmica e interativa, o espetáculo busca provocar reflexões sobre a valorização da docência, utilizando a comédia como ferramenta de diálogo.
Propondo uma experiência teatral acessível e transformadora, reafirmando a potência do teatro como meio de conscientização e valorização da cultura e da educação, a peça conta com direção de Quélen Fesansi, dramaturgia e atuação de Rodrigo Axé e idealização da Voal Produtora. Após as apresentações, serão realizadas rodas de conversa com o público para aprofundar os temas abordados.
Durante a tarde, haverá uma oficina teatral de classificação livre, com base na pedagogia dos jogos teatrais de Viola Spolin. A proposta visa expandir a criatividade, fortalecer o senso de coletividade, desenvolver o foco e estimular o crescimento cognitivo dos participantes. Todo o evento contará com intérprete de libras.
Comentários (0)