Reinauguração do segundo andar do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, em Cabo Frio, acontece nesta quarta-feira (20)
Depois de anos de abandono, segunda etapa do hospital é entregue com reformas estruturais, novos leitos, banheiros adaptados e ambientes mais humanizados para pacientes e profissionais

Um cenário de caos e abandono, que há anos definia o dia a dia do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, começa a ficar para trás a partir desta quarta-feira (20), com a inauguração da reforma completa do segundo andar da unidade. Interditado pela Defesa Civil em julho, devido a problemas causados pela chuva, o andar sofria com questões crônicas, como vazamentos constantes. Agora, a Prefeitura de Cabo Frio entrega uma obra que transforma a realidade do hospital.
Para começar, todo o telhado foi trocado: antes feito de amianto, agora conta com laje e duas camadas de impermeabilização. A parte elétrica também era um problema grave: não havia isolamento da rede de eletricidade e, com os vazamentos, a água entrava em contato direto com interruptores, pontos de iluminação e tomadas, gerando riscos evidentes para pacientes e trabalhadores da unidade. A reforma encerra definitivamente esse problema.
O revestimento das paredes dos banheiros também estava se soltando e caindo em vários pontos, oferecendo risco de acidentes a pacientes, familiares e funcionários. Na reforma, todas as portas foram substituídas, e o piso recebeu aplicação de resina, eliminando imperfeições que favoreciam o acúmulo de resíduos, bactérias e contaminação. Além disso, os banheiros ganharam barras de segurança e cadeiras de banho fixas, atendendo aos requisitos necessários para garantir a segurança dos pacientes.
“Recebemos, em média, 300 pacientes na emergência e mantemos cerca de 120 internados por mês. Não havia dignidade alguma, era realmente um caos. Agora, entramos em uma nova etapa, com mais segurança para pacientes e funcionários”, informou o diretor da unidade, Antônio Vicente.
As mudanças, porém, não param por aí. Todas as enfermarias foram revitalizadas, com novos mobiliários e sinalização dos leitos, além da instalação de televisores em cada espaço, tornando o ambiente mais humanizado. Para agilizar o atendimento, foi implantado um sistema de campainha, o “chama-leito”, garantindo o acionamento rápido da enfermagem em caso de necessidade. Também foram trocados todos os estofados e portas, e renovado o enxoval do hospital, como roupas de cama. Outra novidade importante foi a instalação de dois leitos de isolamento, já que a unidade não contava com nenhum até então.
A reforma e a transformação do Hospital do Jardim Esperança também proporcionam mais conforto e condições de trabalho dignas para os profissionais, melhorando a organização de insumos, prontuários, documentos e planilhas de controle.
“É apenas o início da implantação de uma nova realidade na saúde de Cabo Frio. Em breve, também vamos reformar o primeiro andar. As obras nas unidades básicas já começaram. Além disso, estamos capacitando os nossos servidores para um atendimento mais humanizado. Tenho certeza de que o governo do Dr. Serginho marca história na cidade”, declarou a secretária de Saúde, Beatriz Trindade.
O prefeito Dr. Serginho, que acompanhou todas as etapas da obra, destacou que o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos recebe, pela primeira vez, uma intervenção estrutural de verdade e garantiu que todas as melhorias feitas em seu mandato serão obras efetivas.
“Não é obra de fachada, é obra de verdade, que beneficia toda a população. Não vejo a hora do início das obras nas UPAs, estamos quase lá. Os cabo-frienses merecem uma saúde pública de qualidade, e nossa administração só vai sossegar quando conseguir melhorar a vida do nosso povo. Temos muito trabalho pela frente”, concluiu o prefeito.
A reinauguração do segundo andar do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos acontece nesta quarta-feira (20), às 16h.
Comentários (0)