cover
Tocando Agora:

Nosso Samba volta às ruas de Búzios com programação especial no dia 30 de agosto

A edição deste ano celebra o reencontro da comunidade com o espaço público e destaca o protagonismo feminino na produção e execução do evento

Nosso Samba volta às ruas de Búzios com programação especial no dia 30 de agosto
Nosso Samba volta às ruas de Búzios com programação especial no dia 30 de agosto (Foto: Reprodução)

 O projeto Nosso Samba retorna a Búzios no dia 30 de agosto, a partir das 18h, ocupando a Praça Santos Dumont com música, arte, feira de empreendedoras e ações solidárias. A edição deste ano celebra o reencontro da comunidade com o espaço público e destaca o protagonismo feminino na produção e execução do evento.


 A abertura será marcada pelo som de tantãs, cuícas, pandeiros e cavacos, embalando a roda com a banda convidada “Um Salto no Samba”, formada por mulheres instrumentistas que conduzem a festa com ancestralidade e musicalidade.


 Segundo a idealizadora Karenn Varella, da Arqueiro Produções, o projeto vai além do entretenimento: “Mais do que um show, o Nosso Samba é uma celebração coletiva. É ocupar a rua com alegria, arte e afeto, valorizando a memória, a identidade cultural e dando protagonismo às mulheres, mas aberto a todos os públicos”.


 Entre as atrações confirmadas estão a cantora buziana Pretha Dri, em ação de intercâmbio cultural, a DJ Nana Clara, que abre a noite com uma curadoria de ritmos da diáspora e do samba de raiz, e o grupo “Ventarolas”, que leva o maracatu para a praça com cores e tambores. Também participa o “Slam de Crioula”, trazendo poesia marginal com críticas sociais e reflexões sobre o cotidiano.


 A feira de artesanato e gastronomia será outro ponto forte, reunindo a Associação de Artesãos e Artistas de Cabo Frio (ACF) e as Mulheres Caiçaras Buzianas. O espaço vai valorizar os saberes tradicionais e fortalecer a economia criativa feminina, com produção autoral, culinária e artesanato.


 Além da programação cultural, o evento terá caráter solidário. Em parceria com a Secretaria da Mulher de Búzios, será feita uma campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal para o CEAM – Centro Especializado de Atendimento à Mulher. “É um gesto simples, mas que pode fazer diferença. Nosso Samba também é sobre cuidado, empatia e fortalecimento mútuo”, destacou Karenn.


 O projeto, que também passará por Cabo Frio e Arraial do Cabo, conta com o patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Política Nacional Aldir Blanc.


Comentários (0)