Maricá e Zanzibar, na Tanzânia, firmam parceria para promover desenvolvimento econômico e turismo sustentável
Acordo de cooperação técnica contempla qualificação de jovens, apoio a empreendedores e criação de projetos-piloto em diferentes áreas

A Prefeitura de Maricá e o Ministério do Comércio e Desenvolvimento Industrial do Governo Revolucionário de Zanzibar, na Tanzânia, assinaram nesta segunda-feira (18) uma parceria para cooperação técnica internacional. O acordo contempla áreas estratégicas como desenvolvimento econômico, turismo sustentável, inovação, segurança pública e políticas públicas inclusivas.
O objetivo é promover o intercâmbio de experiências e fortalecer os laços entre as duas cidades. A cerimônia de assinatura do acordo foi realizada no auditório da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), após visita da delegação de Zanzibar à sede da Guarda Municipal.
“Esse termo de cooperação inaugura uma nova etapa entre as duas cidades e estabelece bases sólidas em áreas estratégicas. Além disso, prevê ações concretas como a qualificação de jovens, o apoio a empreendedores, inovação e monitoramento urbano inteligente e a criação de projetos-piloto em conjunto que abrem espaço para um futuro mais sustentável e integrado”, explicou o vice-prefeito, João Maurício de Freitas.
A parceria terá validade inicial de três anos e será implementada em três fases: planejamento técnico, projetos-piloto e expansão de iniciativas bem-sucedidas.
“Identificamos diversas oportunidades nos setores de comércio, especialmente petróleo e gás, bem como no turismo. Também estamos desenvolvendo esse setor em Zanzibar, o que o torna uma área promissora para colaboração. O turismo é um dos setores-chave na Tanzânia. Essa também é uma área na qual podemos colaborar e aprender mutuamente”, destacou Fatma Khamis, ministra do Comércio e Desenvolvimento Industrial de Zanzibar.
A segurança pública também será uma das áreas prioritárias na troca de experiências. “É uma honra saber que o trabalho que desenvolvemos em Maricá tem gerado impactos não apenas na Região Metropolitana do Rio e no Brasil, mas agora também em âmbito internacional. Sempre que recebemos visitantes, buscamos compartilhar nossa expertise e, ao mesmo tempo, aprender com as experiências deles. Estou confiante de que essa parceria será muito produtiva e trará excelentes resultados”, concluiu o secretário de Segurança Cidadã, coronel Julio Veras.
“Queremos ser parceiros de quem quer construir com a gente. Esse documento é um pontapé para que nos tornemos cidades-irmãs, proporcionando a troca de boas experiências. Estamos construindo relações porque queremos fazer de Maricá uma cidade voltada para o mundo”, concluiu Jorge Castor, secretário de Relações Internacionais de Maricá.
Fotos: Thamyris Mello
Comentários (0)